Cidade
Clube da Cidade
No ar agora
Clube da Cidade
09:00
Tela Ao Vivo
80%
Restante de hoje
Carregando grade...
Amanha

Projeto Galeria Itinerante vai à Escola tem primeira edição nesta sexta-feira

Cultura

Rádio Cidade 20/05/2022 as 16:57
Projeto Galeria Itinerante vai à Escola tem primeira edição nesta sexta-feira
Texto Geral

Com ambientação especial, a biblioteca da Escola de Ensino Fundamental Poço Fundo foi pensada e preparada de forma a representar uma atmosfera de museu de artes para abrigar, nesta sexta-feira (20), a primeira exposição do Projeto Galeria Itinerante vai à Escola. A iniciativa conjunta reúne a Fundação Cultural e a Secretaria de Educação, com o objetivo de proporcionar o contato dos alunos com as obras de artes da Bienal Internacional de Artes de Brusque de 1989. 

Com a ação, durante as atividades letivas do turno matutino, os alunos da 9ª série se reuniram em meio às obras dos artistas Calin Beloescu, Romul Nutin, Sal Gerd-Beyer e Antero Olin. 

No primeiro momento, houve apresentação teórica sobre o evento da Bienal Internacional de Artes e o acervo dos produtores culturais. Os estudantes puderam conhecer aspectos estéticos, culturais e históricos de cada artista e suas criações. Além disso, fizeram exercício de leitura de imagem, dinâmicas com quebra-cabeças, e descobertas e curiosidades sobre as obras.

O Coordenador Pedagógico, Osvaldo Ferreira Mendes Junior comentou sobre o contato dos alunos com a cultura. “A Galeria Itinerante é de grande importância para o aprendizado e desenvolvimento dos estudantes. É interessante pois eu vi um brilho nos olhos quando contamos a eles sobre a exposição e o quanto é importante que se envolvam com a galeria. É de suma importância engajar com essa cultura, é um resgate cultural”, analisa.

Zane Marcos, diretora-geral da Fundação Cultural, comenta a recepção dos alunos à exposição. “O objetivo foi proporcionar um espaço para os alunos interagirem com as obras do Bienal Internacional de Artes de Brusque de 1989, junto com outras atividades. Os alunos entraram no clima, participaram, davam suas opiniões sobre as artes e se divertiram. É muito bom ver a cultura sendo introduzida da educação e do dia a dia dos mais jovens”.

E, dentro da ideia de que um museu ou galeria é um espaço vivo onde outras ações artísticas dialogam entre si, o ato de abertura da exposição na biblioteca escolar foi finalizado com os músicos Paraguaçu Fernandes Marinho e Matheus Teixeira, que trouxeram composições de Heitor Villa Lobos e Bach.


Continue lendo

Leia também

Brusque perde  na Arena Simon e fica sem a Taça ACESC 70 anos Geral Brusque perde na Arena Simon e fica sem a Taça ACESC 70 anos Redação 28/02 19:55 Havan inaugura terceira megaloja em Maringá e reúne milhares de pessoas em grande festa Geral Havan inaugura terceira megaloja em Maringá e reúne milhares de pessoas em grande festa Redação 28/02 17:44 3º BBM recebe 40 novos soldados para reforçar atendimentos Geral 3º BBM recebe 40 novos soldados para reforçar atendimentos Redação 28/02 17:20 Defesa Civil participa do 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres promovido em Santa Catarina Geral Defesa Civil participa do 2º Exercício Geral de Gestão de Desastres promovido em Santa Catarina Redação 28/02 15:50

Sonoro

Seu programa favorito comeca em 5 minutos

Notícias

Você está sempre bem informado.
Quer receber alertas de novas notícias diretamente aqui?

Ao vivo

Curtindo a rádio?
Quer saber quando seu programa favorito começa?

Obituário

Notas de Falecimento
Deseja receber um alerta discreto de novas notas?

Plantão

Plantão Rádio Cidade
Quer ser o primeiro a saber quando algo importante acontecer?

Esporte

Quer ser avisado de notícias sobre esporte
ou quando um jogo começar na nossa cobertura?